domingo, 12 de junho de 2011

Os Melhores Filmes da Década de 2000



Esta é uma lista pessoal (por Pedro Neto).


20. Elefante (2003) de Gus Van Sant
O filme conta a história de dois adolescentes que entraram no colégio armados e executaram várias pessoas. O filme mostra de uma forma bastante crua os problemas da adolescência, como a bulimia.



19. Procurando Nemo (2003) de Andrew Stanton e Lee Unkrich
Uma das melhores animações da década! Nemo é um peixe palhaço que é capturado e então o seu pai parte para uma divertida busca de seu filho. Esse filme é uma linda animação que venceu merecidamente o Oscar de Melhor Animação de 2003.

Indicado a 4 Oscars e vencedor de 1.





18. Pequena Miss Sunshine (2006) de Jonathan Dayton e Valerie Faris
Oliver é uma criança que decide participar de um concurso de beleza, então ela e sua atrapalhada família fazem uma viagem em uma kombi para Califórnia. O filme, que em grande parte se passa na kombi, conta com maravilhosas interpretações e situações engraçadíssimas.

Indicado a 4 Oscars (incluindo Melhor Filme) e vencedor de 2.




17. Amnésia (2000) de Christopher Nolan
Rapaz investiga a morte de sua mulher, mas que não consegue memorizar situações recentes, e que sobrevive fazendo anotações em tudo quanto é lugar, inclusive em seu próprio corpo. Amnésia é a primeira obra de destaque de Christopher Nolan, o filme possui um roteiro bastante complexo devido a narrativa (contando a história de trás para frente).

Indicado a 2 Oscars.




16. WALL·E (2008) de Andrew Stanton
Um simpático robô encarregado de limpar a Terra de todo o lixo deixado pelo ser humano, que já partiu para outro lugar. Essa é uma primorosa animação de ficção científica de Pixar, vencedora do Oscar de Melhor Animação de 2008. WALL·E é um filme humano (mesmo os protagonistas sendo robôs) e emocionante, mas é evidente que a sua primeira parte é superior á segunda.

Indicado a 6 Oscars e vencedor de 1.




15. Os Outros (2001) de Alejandro Amenábar
Um dos melhores suspenses da década, que conta a trágica história de uma família que vive num lugar sombrio e isolado nos tempos da Segunda Guerra Mundial. Os Outros realmente consegue assustar (as brilhantes interpretações também contribuem muito para isso) e ainda possui um grande final, revelando o grande segredo do filme.




14. Bastardos Inglórios (2009) de Quentin Tarantino
O consagrado diretor Quentin Tarantino nos presenteou com mais uma obra-prima, desta vez sobre uma judia que consegue escapar após a execução de sua família no início da Segunda Guerra Mundial. Tarantino, como todos já sabem, é excelente nas partes de roteiro (principalmente diálogos), edição e trilha sonora, e em Bastardos Inglórios não é diferente, o filme que com certeza foi o melhor de 2009.

Indicado a 8 Oscars (incluindo Melhor Filme) e vencedor de 1.




13. A Queda! As Últimas Horas de Hitler (2004) de Oliver Hirschbiegel
Este é outro maravilhoso filme cuja história acontece durante a segunda Guerra Mundial, mas desta vez nos é apresentado o outro lado da moeda. A Queda! mostra a tensão que predominou nos últimos dias de Hitler. O elenco faz um excelente trabalho e consegue passar para o espectador toda a agonia daquele momento histórico.

Indicado a 1 Oscar.




12. Menina de Ouro (2004) de Clint Eastwood
Clint Eastwood é famoso por atuar em filmes de faroeste, mas dessa vez dirigiu com muita competência o drama que conta a história de uma mulher batalhadora que sonhava em ser lutadora de Boxe. Menina de Ouro é um lindo filme sobre luta e superação, mas que infelizmente termina em trágicas consequências.

Indicado a 7 Oscars e vencedor de 4 (incluindo Melhor Filme).




11. Amores Brutos (2000) de Alejandro González Iñárritu
Esse filme é um verdadeiro primor do cinema estrangeiro. Amores Brutos narra três histórias que se esbarram em um acidente. O filme possui um roteiro bastantemente bem trabalhado e personagens perfeitamente desenvolvidos.

Indicado a 1 Oscar.




10. O Segredo de Brokeback Mountain (2005) de Ang Lee
Ang Lee trata de um polêmico assunto neste bem sucedido drama. Brokeback Mountain conta a história de dois cowboys que se apaixonam e precisam enfrentar vários problemas para ficarem juntos, pois eles dois já eram comprometidos. O filme conta com uma linda trilha sonora, uma fotografia impecável (uma das melhores da década) e interpretações maravilhosas de Jake Gyllenhaal e do falecido Heath Ledger.

Indicado a 8 Oscars (incluindo Melhor Filme) e vencedor de 3.




9. Requiém Para Um Sonho (2000) de Darren Aronofsky
"Impactante"! Essa talvez seja a palavra que melhor define Requiém Para Um Sonho. O filme apresenta quatro personagens e seus envolvimentos com o mundo das drogas, todos com trágicas consequências. Ellen Burstyn (de o Exorcista) interpretou os problemas de sua personagem de forma fenomenal, recebendo uma indicação ao Oscar, essa com certeza é uma das melhores interpretações femininas de toda a década (e talvez, de todos os tempos). Mas o maior destaque desse longa é a maravilhosa trilha sonora.

Indicado a 1 Oscar.





8. Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças (2004) de Michel Gondry
Esse filme, que venceu o Oscar de Melhor Roteiro Original, é um romance diferenciado. O ator de comédias Jim Carrey dessa vez interpreta um homem que é deletado da memória de sua namorada (Kate Winslet) e resolve fazer o mesmo. Brilho Eterno de Uma Mente sem Lembranças é um filme realmente excelente devido ao seu complexo roteiro maravilhosamente conduzido mantendo o interesse até o final.

Indicado a 2 Oscars e vencedor de 1.




7. Kill Bill Volumes 1 e 2 (2003 e 2004) de Quentin Tarantino
Quentin Tarantino mais uma vez na lista. Com Kill Bill o diretor provou que veio para marcar época. A história se divide em dois filmes, mas como um volume fica incompleto sem o outro, resolvi colocar os dois na mesma posição. O filme gira em torno da "Noiva", que busca vingança contra os que tentaram matá-la. Tarantino dividiu a história perfeitamente nos dois volumes, com o primeiro contendo mais cenas de ação e o segundo contando a história. Incompreensivelmente os dois filmes não foram indicados a nenhum Oscar.




6. Cidade de Deus (2002) de Fernando Meirelles
O único filme nacional da lista. Cidade de Deus é um salto para o cinema brasileiro, e talvez seja o melhor já feito. O filme possui uma narrativa maravilhosa e cenas bastante violentas (algumas envolvendo crianças), mas nada que desmereça essa grandiosíssima obra que até parece ser norte-americano tamanha a qualidade na parte técnica.

Indicado a 4 Oscars.




5. Dançando no Escuro (2000) de Lars von Trier
O cinema de Lars Von Trier é bastante pessimista, e em dançando no escuro o diretor cria uma triste e trágica, porém genial história. A personagem principal é Selma, uma doce e ingênua mulher que é obcecada por musicais, mas que está perdendo a visão e tem medo de que seu único filho esteja sofrendo do mesmo problema. Ela então precisa vencer todos os obstáculos para que seu filho não fique cego, desafios tão grandes quanto a própria morte. A atriz Björk dá um verdadeiro show de interpretação, tanto nas cenas musicais (excelentes, diga-se de passagem) quanto nas cenas dramáticas.

Indicado a 1 Oscar.




4. Dogville (2003) de Lars von Trier
Outro filme de Lars Von trier na lista, dessa vez a história ocorre numa pequena, isolada e aparentemente inofensiva cidade. O curioso é que o filme não possui cenários convencionais, Dogville é encenado sem casas e nem portas, apenas com desenhos no chão indicando cada lugar da cidade. A estrela do longa é Nicole Kidman, que interpreta uma jovem que, fugindo de gangsters, esbarra com a cidade de Dogville. Mas Grace ainda terá que enfrentar muitos desafios para que os cidadãos a aceitem, chegando a situações extremas.




3. O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (2001) de Jean-Pierre Jeunet
Talvez o mais belo e encantador filme da década. Amélie Poulain é uma jovem, filha
única, que cresceu isolada da civilização e que sente prazer em apreciar as coisas simples da vida. Sua vida muda quando encontra uma caixinha cheia de lembranças feita há muito tempo, ela então decide procurar o dono e entregar-lhe a caixinha, se ele se emocionar ela começaria a resolver a vida dos outros. É assim que é desencadeada a apaixonante jornada de Amélie, que mistura comédia, romance e uma pitada de suspense. O filme possui uma excelente trilha sonora e fotografia (bem ao estilo francês) e merecidamente concorreu a 5 Oscars, incluindo Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Roteiro Original.

Indicado a 5 Oscars.




2. O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2001), As Duas torres (2002)
e O Retorno do rei (2003) de Peter Jackson.

A grandiosa e bastante premiada trilogia dirigida por Peter Jackson tem como ponto central a jornada de Frodo e Sam a fim de destruir o Um Anel, que está sendo procurado por Sauron. O livro de J. R. R. Tolkien, que era considerado infilmável, ganhou essa excelente adaptação para o cinema, perfeita em todos os sentido. Os três filmes contam com cenas de ação de tirar o fôlego, efeitos visuais avançadíssimos, interpretações poderosas e uma trilha sonora incomparável. A terceira parte da trilogia, O Retorno do Rei, se tornou um dos três maiores vencedores de Oscars de todos os tempos (igualando-se a Titanic e Ben-Hur).

A Sociedade do Anel: Indicado a 13 Oscars (incluindo Melhor Filme) e vencedor de 4.
As Duas torres: Indicado a 6 Oscars (incluindo Melhor Filme) e vencedor de 2.
O Retorno do Rei: indicado a 11 Oscars e vencedor de todos os 11 (Incluindo Melhor Filme).

Total: 30 Indicações e 17 prêmios








1. O Pianista (2002) de Roman Polanski
E em primeiro lugar, o talvez melhor drama já feito sobre a Segunda Guerra Mundial (fazendo páreo com A Lista de Schindler) e pelas mãos do consagrado Roman Polanski (de Chinatown). O filme conta a história de Wladyslaw Szpilman, um polonês que sobreviveu á guerra. O Pianista mostra a Segunda Guerra o tempo todo de apenas um ângulo: o de um judeu que passou por sofrimentos e perdas, se escondendo nos lugares mais inusitados, presenciando assassinatos, passando por invernos rigorosos e enfrentando fome e doenças. No papel principal está Andrien Brody, na melhor interpretação de sua carreira, vencendo o Oscar de Melhor Ator. O filme foi indicado ao Oscar de Melhor Filme, mas mesmo depois de ter vencido o de Melhor Direção, Ator e Roteiro Adaptado, injustamente perdeu para o musical Chicago na categoria principal.

Indicado a 7 Oscars (incluindo Melhor Filme) e vencedor de 3.




Nenhum comentário: