domingo, 8 de agosto de 2010

10 Filmes para o Dia dos Pais

Hoje é Dia dos Pais e, pessoalmente, desejo meus parabéns a todos os pais do mundo. Eu nunca conheci meu pai e nem serei um, mas isso não vem ao caso, o que importa é que o mundo não seria tão divertido e carinhoso sem essas atenciosas figuras. É sério. Se você não acredita, dê uma conferida na lista abaixo, sobre os meus filmes preferidos sobre o tema, pais que deram de tudo para salvarem seus filhos ou para até mesmo estar perto deles, pais corajosos, pais amorosos, enfim, pais em geral.
Confira, abaixo, a lista dos filmes com os maiores pais do cinema.

OBS: Os dois primeiros filmes da lista (sobretudo o segundo), achei incoveniente colocá-los, mas como eu estava sem imaginação, decidi colocá-los.

1. A Felicidade Não Se Compra (It's a Wonderful Life, 1946)
com James Stewart, Donna Reed, Thomas Mitchel e Lionel Barrymore
 George Bailey é um pai e tanto. Na noite de Natal, após receber uma péssima notícia, decidiu abandonar sua família e se suicidar, mas uma força mais forte o impediu, levando-o à última cena (foto acima), uma das mais conhecidas dos amantes do cinema, ele abraçado com sua esposa e seus filhos. Bailey era um homem extremamente bom e carinhoso com todos, e com seus filhos não era diferente. Embora, no final do filme, trate-os com extrema arrogância, logo se arrepende, pois sabe que seus filhos são o que tem de mais precioso em sua vida.

2. Mary Poppins (1964)
com Julie Andrews, Dick Van Dyke, David Tomlinson e Glynis Johns
 Muitos agora devem estar chocados, horrorizados ou apenas curiosos, e em suas cabeças devem estar ecoando a seguinte pergunta: "O que este filme está fazendo aqui?". OK, eu estava sem ideias, por isso decidi colocá-lo, mas não se esqueça de que George Banks é um pai muito frio e não gosta de ver seus filhos, apenas crianças, sonhando com coisas impossíveis. Mas no final, percebe que deve dar mais atenção à eles do que o seu trabalho. Isso é clichê? Obivamente! Mas não para a época. E de todos os filmes que usam esse argumento batido do trabalho interferindo na vida familiar, nenhum filme usou de modo tão encantador como esse.

3. A Vida é Bela (La Vita è Bella, 1998)
com Roberto Benigni, Nicoletta Braschi, Giorgino Cantarini e Marisa Paredes
Um filme indispensável em listas com este tema. Guido é um dos três pais mais protetores do cinema. Usando sua inteligência e criatividade, o rapaz ilude seu filho fazendo-o pensar que estão num jogo, onde o vencedor final ganhará um canhão, e faz tudo o que pode, inventa as maiores mentiras e engana quem for para o filho não descobrir que, na verdade, estão num campo de concentração nazista, onde os judeus são forçados a trabalhar e, quando não servem mais, morrem queimados. Que outro pai cria um mundo de fantasia e diversão dentro de uma realidade tão assustadora e de maneira tão convincente como Guido?

4. O Rei Leão (The Lion King, 1994)
com vozes de Matthew Broderick, Jemery Irons, James Earl Jones e Rowan Atkinson no áudio original
 Uma história shakesperiana sobre um leão que volta à sua terra natal para assumir a coroa, que lhe pertence de fato e vingar a morte de seu pai. Esse leão é Simba, e não teria nada mais justo a se fazer. Seu pai, Mufasa, era um grande rei, e desde cedo se mostra muito atencioso, e brigava com quem quer que for para deixá-lo à salvo. Mas nada funciona como todos querem, e ele acaba morto por seu irmão, Scar, que queria o trono, o que leva à uma das cenas mais tristes do cinema - Simba pedindo para o corpo de seu pai acordar, quando na verdade, ele estava morto (foto). De partir o coração.

5. Procurando Nemo (Finding Nemo, 2003)
com vozes de Albert Brookes, Ellen DeGeneres, Alexandre Gould e William Dafoe no áudio original
 O melhor pai da história da animação - e outro dos três pais mais protetores do cinema -, Marlin, um peixe-palhaço que morre de medo dos perigos do oceano, cruza-o todo, passando pelas mais perigosas dificuldades e enfrentando tubarões, águas-vivas, baleias e pássaros, para resgatar seu filho, que fora pego por um mergulhador. Contando com a ajuda das mais diferentes e hilárias criaturas do oceano, Marlin enfrenta seus maiores medos para salvar seu filho. Possivelmente, um dos pais mais carismáticos que já existiu no mundo inteiro.

6. O Poderoso Chefão (The Godfather, 1972)
com Marlon Brando, Al Pacino, Robert Duvall e Talia Shire
Ora, é claro que neste lista não podia faltar Don Vito Corleone, o chefe de uma enorme família italiana. Vito é muito poderoso na cidade, por pertencer à máfia e, consequentemente, ter diversos ajudantes, espiões e matadores à sua disposição. Porém, há outras famílias disputando o poder com os Corleone, e mais que nunca, Vito se vê numa situação forte - e usa todos os seus maiores recursos para proteger sua família, sua esposa, seus filhos, suas noras, seus genros, etc. Mesmo parecendo ser duro e cruel, Corleone faz o que é preciso para não envolver sua família em seus assuntos particulares e, assim, mantê-los à salvo.

7. Indiana Jones e a Última Cruzada (Indiana Jones and the Last Crusade, 1989)
com Harrison Ford, Sean Connery, John Rhys-Davies e River Phoenix
 Tenho quase certeza de que essa é a melhor dupla de pai-e-filho que o cinema já viu. Sim, Indiana Jones também tem um pai, e é um dos maiores motivos para o herói combater vários nazistas. Os dois se dão superbem e, juntos, formam uma dupla muito engraçada neste terceiro filme da clássica trilogia. Aqui, podemos ver de onde o famoso herói Indiana Jones herdou todos os seus dons e habilidades, afinal, tal pai tal filho. Se todos os pais fossem como esses dois, o mundo seria mais divertido, mais simpático e mais aventureiro, é claro.

8. Imagine Só! (Imagine That!, 2009)
com Eddie Murphy, Thomas Haden Church, Yara Sahidi e Martin Sheen
  Vi esse filme ontem (foi apenas coincidência) e logo vi que tinha que estar numa lista dessa. Provavelmente um dos melhores filmes para se ver com os pais. Eddie Murphy, aqui mais familiar e com um humor menos burro, decide usar seu lado paterno para contar uma história bonita e mágica, sobre um pai que usa o mundo de imaginação criado pela filha para ter sucesso em seu trabalho. Isso o leva a diversas confusões e desentendimentos, mas o suficiente para ele dar a atenção que sua filha realmente merece e o levar a um delicioso final ao som de All you need is love e Here comes the Sun, ambas músicas dos Beatles.

9. Uma Babá Quase Perfeita (Mrs. Doubtfire, 1993)
com Robin Williams, Sally Field, Pierce Brosnan e Mara Wilson
 Homem se vestir de mulher é uma ideia que esteve presente desde que decidiram inventar o cinema. Já tivemos alguns que fizeram isso para ser famoso, para fugir de bandidos ou até para pegar bandidos, mas nenhum deles chegou ao triste ponto de se "travestir" de uma senhora boa e rígida apenas para poder ficar perto de seus filhos. Esse é o ato do personagem de Robin Williams, que cria a personagem Mrs. Doubtfire apenas para poder ficar mais perto de seus filhos, que nem desconfiam disso. É triste demais, mas mostra o quão poderoso é o mais de um pai para com seu filho.

10. À Procura da Felicidade (The Pursuit of Happyness, 2007)
com Will Smith, Jaden Smith, Thandie Newton e Brian Howe
 TODAS - sem exceções - as listas sobre os melhores pais do cinema colocam este filme. E não é para menos. Ocupando o primeiro lugar na lista dos três pais mais protetores do cinema, o modo como Will Smith cuida de seu filho e seus atos para protegê-lo da dura realidade que o cerca é poesia pura para qualquer um. Esse é provavelmente o mais amor de um pai para com seu filho, um amor incondicional nesta trágica história. A cada cena, vemos o quanto um pai realmente se importa com o filho, e não é para menos que a maioria dos pais se emociona com essa história. É simplesmente MARAVILHOSA (embora não tenha funcionado tanto comigo, haha).

Bem, é isso. Depois desta lista, dê um abraço forte no seu pai, pois a vida é curta e pais não são eternos - um dia eles terão que partir. E, se eles já partiram, infelizmente, apenas saiba que, em qualquer lugar que ele esteja, estará pensando em você, e a lista acima comprova isso tudo.
UM GRANDIOSO FELIZ DIA DOS PAIS À TODO MUNDO!

por Victor Tanaka

3 comentários:

Júlio César Filho disse...

Bela lista!!!!

Kley disse...

Lista muito legal, Victor.

Eu acrescentaria ainda:

Em Nome do Pai, Desaparecido - Um Grande Mistério, Meu Pai - Uma Lição de Vida, O Campeão, O Óleo de Lorenzo, entre outros.

Victor Tanaka disse...

Obrigado, gente. :D

Ah, Kley, desses que você citou, só vi O Óleo de Lorenzo, e acho que combina mais para quando for o Dia das Mães, já que (na minha opinião), a Susan Sarandon se destaca. :)